sexta-feira, 23 de março de 2012

Unitário-Universalista - tanto faz, uma ou mais religiões


Vitral de Rockford

Unitário-Universalismo

O Unitário-Universalismo (ou UUismo) é uma religião liberal formada nos EUA pela união dos Unitaristas e dos Universalistas, em meados do século XX. Fora dos EUA, há grupos que se autodenominam Unitaristas e outros que se autodenominam Universalistas, porém em geral todos esses se sentem membros de uma única comunidade de fé.

As congregações enfatizam a liberdade, a compaixão, a diversidade, a busca livre pelo Sagrado, seja ela comunitária ou individual, e também o crescimento espiritual a partir da ação social e da educação. Ações e movimentos UUistas vêm sendo conhecidos no mundo todo, como por exemplo, a luta pelo direito ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, que culminou no reconhecimento da união civil homossexual no Estado de Massachusetts, EUA.

A Unitarian Universalist Association (UUA), fundada em 1961, é a maior organização UUista do mundo. Em nível internacional, há o International Council of Unitarians and Universalists (ICUU), com representantes nos cinco continentes. No Brasil, há a ainda incipiente Rede de Unitários e Universalistas Brasileiros (RUUBra), criada em janeiro de 2005.

Tanto o Unitarismo como o Universalismo têm suas origens no protestantismo. Embora muitos UUistas apreciem e valorizem elementos da espiritualidade cristã, a crença em qualquer tipo de ortodoxia (judaica, cristã, muçulmana, budista, taoísta ou qualquer outra) é escolha pessoal, não uma exigência de um credo ou dogma. O significado teológico dos termos "Unitarismo" e "Universalismo" se expandiu e se desenvolveu muito além de suas definições históricas.

Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unit%C3%A1rio-Universalismo



Site UNITÁRIO-UNIVERSALISTA:

http://www.uua.org/

http://www.firstunitarianottawa.ca/
http://www.uuhispano.net/

http://uuhispano.blogspot.com.br/


Eu já sabia da existência, pois sei que o AVÔ materno do Presidente OBAMA, perteceu a tal Congressão.

"Ele gostava da idéia de que os unitários respeitavam as escrituras de todas as grandes religiões ("É como ter 05 religiões em uma",  dizia ele. in Livro - Barack Obama - A origem dos seus sonhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário